sexta-feira, 3 de abril de 2015

Madá na Cozinha #2: Queijadas de Requeijão e Laranja

Olá outra vez!
Mais uma vez, vou partilhar uma receita de um docinho que eu faço. Aqui em casa não é assim daquelas coisas que são mais adoradas, mas serve para aproveitar o requeijão. Eu adoro, os restantes assim-assim. Mas comem, e isso é bom!! Ahah!
Vamos passar à receita!

Queijadas de Requeijão e Laranja


Ingredientes:
 - 500 gr de açúcar branco
 - 200 gr de requeijão (Eu uso um requeijão de ovelha, compro no Pingo Doce, chegam à loja às terças, quintas e sábados. São dos mais frescos que podem encontrar e vêm da serra.)
 - 50 gr de farinha peneirada (Uso Branca de Neve)
 - 30 gr de manteiga derretida (Uso margarina Vaqueiro)
 - 4 dl de leite
 - raspa e sumo de uma laranja
 - manteiga para untar e farinha para povilhar


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º C. Deite os ovos para um recipiente com o açúcar e bata bem. Entretanto, se tiver a ajuda de alguém, enquanto se bate os ovos com a farinha, a ajudante vai untando as formas e polvilhando com a farinha (eu tenho sempre a ajuda da minha irmã para tratar desta parte, porque ela o faz muito bem e não vai muitas vezes à cozinha eheheh, mas também porque eu não posso andar sempre com as mãos na água por causa dum problema que tenho). Quem não tiver ajuda, faz este passo antes de começar a juntar os ingredientes.
Quando o açúcar e os ovos estiverem bem batidos, junte a manteiga derretida e sempre a bater, vá adicionando o leite. Adicione a raspa e o sumo da laranja. Bata mais um pouco. Junte o requeijão, já desfeito. Por fim, adicione a farinha peneirada e bata mais um pouco.
Deite o preparado nas forminhas até encher cerca de 2/3 a 3/4 da capacidade da mesma. Coloque no tabuleiro do forno.
Leve ao forno a cozer durante cerca de 30 minutos, dependendo da cor que lhe gostam de dar. eu gosto delas bem douradinhas e tostadinhas. Ao fim de 25 minutos façam o teste do palito e vejam se está cozido.


Quando estiver pronto, retire queijada a queijada das formas e deixe arrefecer.


São uma delícia! O pessoal fica doido com estas queijadas, os de fora ahah! Desta vez que as fiz, dei umas duas ou 3 a uma amiga minha e acho que ficou a pedir mais!

Espero que tenham gostado do post e que tentem fazer estas delícias um dia destes!
Beijos!

Sem comentários:

Enviar um comentário